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sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

OLHOS DE SERPENTE (Dangerous Game)

Ontem assisti o filme Olhos de Serpente com o título original (Dangerous Game), onde contracenam os atores Harvey Keitel, Madona e James Russo. É um filme metalinguistico que mostra os bastidores de Hollywood, como funciona a mecânica da industria cinematógrafica americana por dentro e por  fora, a relação dos atores com seus personagens, a relação dos atores com seu diretor, e a relação dos atores no meio social em que vivem. O filme nos mostra o mundo das estrelas de cinema, não com todo o glamour que vemos quando se dá a festa do Oscar, mas em sua intimidade. 
As drogas, o sexo fácil, todo um mundo de prazeres que no filme Olhos de Serpente vai alimentar todo o enredo do filme que está sendo filmado dentro do filme, se é que vocês me compreendem. Em Olhos de Serpente temos o drama do diretor de cinema interpretado por Harvey Keitel que leva praticamente duas vidas paralelas, a vida do homem do mundo Hollywoodiano com todas as suas facetas e a vida do homem de família que tem que dar atenção a mulher e ao filho. 
O que acontece é que muitas vezes esses dois mundos são conflitantes por terem duas morais distintas, a moral de mentiras e subterfúgios de Hollywood e a moral da família onde o personagem de Harvey Keitel vai encontrar no seu lar sua redenção, seu sentido de vida ao lado da mulher que escolheu para amar. O drama do diretor é praticamente transposto para os personagens de seu filme, seus monstros são encarnados pelos personagens de James Russo e de Madona, que vivem um casal desiludido pelas depravações que praticavam no passado com drogas e sexo, sendo que o personagem de James Russo ainda acredita que pode ser feliz e realizar-se no caminho das depravações e o personagem de Madona começa a ver que aquela vida pregressa não conseguia satisfazê-la mais, e procura voltar-se para a religião. O conflito gira em torno do desacordo entre marido e mulher em relação a vida que devem levar, e nesse ínterim o personagem de James Russo começa a se desesperar ao notar que a mulher está deixando de gostar dele por ele não conseguir largar os vícios. Há momentos em que os atores encarnam tanto os personagens que agem como se estivessem na vida real, toda a tenção é vivida a cada momento pelos atores e esse é o principal objetivo do diretor, ele quer o máximo de realidade possível, enquanto em sua vida particular ele vive um personagem de marido exemplar para sua mulher e seu filho.
Eu disse que os persongens de Madona e de James russo encarnavam os monstros do diretor, por supor que quando o personagem de Keitel escreve o roteiro de seu filme, ele coloca no papel toda a sua vida como diretor de cinema no meio Hollywoodiano de depravações que ele não compartilha com sua esposa que seria seus ponto de equilibrio, e o que vemos no roteiro dele é exatamente um casal onde o homem procura uma vida mundana enquanto sua mulher se volta para a vida religiosa, que no caso da esposa de Keitel seriam os valores morais que ela conserva como principios fundamentais para o desenvolvimento de seu filho.


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