Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de abril de 2012

CHUVAS EM DEMASIA



Mais um dia chuvoso começa na cidade de Fortaleza, eis um dia em que se pode acordar e dar graças aos céus pela aguá que cai, esse ano no Ceará choveu muito pouco e já há casos de municípios reclamando dos males da seca. O ideal era que chovesse mais no interior, pois aqui na capital muitas vezes causa alguns transtornos, como engarrafamentos, acidentes de moto e carro e alguns alagamentos de ruas, isso sem contar com o mosquito da dengue que prolifera nessas épocas de chuva.
Eu particularmente gosto muito de chuva, posto que passamos a maior parte do ano em um calor de matar, o sol inclemente em nossas cabeças nos acompanha no dia a dia, e essa é uma característica de nossa cidade, também conhecida como cidade do sol, aqui é verão o ano inteiro, mas quando as chuvas caem, são tão torrenciais, que parece que o céu estar a desmoronar sobre nossas cabeças. Euclides da cunha já chamara a atenção para essa peculiaridade do sertão que passa muitos meses na estiagem sem um pingo d'água e de uma hora para outra começa o período da chuva que vem com tamanha intensidade que o agricultor sofre tanto com o sol em demasia como com as chuvas torrenciais.


Súplica Cearense

Luíz Gonzaga

Oh! Deus, perdoe este pobre coitado
Que de joelhos rezou um bocado
Pedindo pra chuva cair sem parar
Oh! Deus, será que o senhor se zangou
E só por isso o sol arretirou
Fazendo cair toda a chuva que há
Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho
Pedir pra chover, mas chover de mansinho
Pra ver se nascia uma planta no chão
Oh! Deus, se eu não rezei direito o Senhor me perdoe,
Eu acho que a culpa foi
Desse pobre que nem sabe fazer oração
Meu Deus, perdoe eu encher os meus olhos de água
E ter-lhe pedido cheinho de mágoa
Pro sol inclemente se arretirar
Desculpe eu pedir a toda hora pra chegar o inverno
Desculpe eu pedir para acabar com o inferno
Que sempre queimou o meu Ceará


Nenhum comentário:

Postar um comentário